sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ministro da Cultura expõe proposta de mudança na Lei Rouanet

O governo federal realizou na última quinta-feira(16)audiência pública com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, para discutir as alterações na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O debate foi proposto pela deputada Marina Raupp (PMDB-RO). A proposta do ministério para alteração da lei está em consulta pública desde 23 de março. O novo formato cria um conjunto de mecanismo de estímulo às atividades culturais, mantendo a renúncia fiscal como um instrumento secundário e complementar. A lei em vigor permite a captação de recursos junto a empresas privadas para financiamento de projetos culturais. As empresas, como contrapartida, podem descontar o valor doado a título de incentivo à cultura no Imposto de Renda. A proposta prevê ainda a reestruturação do Fundo Nacional da Cultura, que será o principal mecanismo de estímulo, incorporando os fundos setoriais. Além do fundo de audiovisual já existente serão criados o das artes (teatro, circo, dança, artes visuais e música), o do livro e leitura, o da cidadania, identidade e diversidade cultural e o da memória e patrimônio cultural brasileiro.

Especialistas Discutem o Cotidiano da Radiodifusão

O 25º Congresso de Radiodifusão contará com espaço para oficinas técnicas que discutirão questões que afetam o cotidiano da televisão e do rádio. Nas oficinas serão tratados temas relevantes paraos empresários do setor como: gestão e sucessão familiar, publicidade governamental, relações trabalhistas, a atividade de rádios ilegais e a digitalização do rádio. Para falar sobre os temas acima, o Congresso contará com assessorias especializadas da Fundação Getúlio Vargas, SEBRAE, SECOM, Ministério das Comunicações e BNDES, além de empresas como a francesa DRM e a norte-americana Ibiquity. Mais informações no site www.abert.org.br. O Evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, em Brasília - DF.

Assis recebe dois mil Franciscanos

Pela primeira vez na história, a cidade italiana de Assis acolherá as ordens franciscanas (frades menores, frades menores conventuais e frades capuchinhos) que estarão reunidos entre os dias 15 e 18 de abril no chamado Capítulo das Esteiras, por ocasião do 800º aniversário da aprovação da Regra Franciscana pelo Papa Inocência III. O evento tem esse nome em memória à reunião de 1221, quando São Francisco convocou 5000 frades e todos dormiram sobre esteiras. O chefe de imprensa dos franciscanos, o italiano Enzo Fortunato, declarou à Rádio Vaticano que durante a reunião será renovado o carisma franciscano, além de buscarem respostas para os desafios da atualidade.

II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

O II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que será realizado nos dias 6 e 7 de maio de 2009, no Palácio das Convenções no Anhembi, pretende dar continuidade à promoção da troca de informações entre os setores público, privado e sociedade civil sobre o papel educativo da comunicação para a compreensão do conceito de sustentabilidade. Tem como foco a discussão do papel da educação e da comunicação na consolidação mundial de uma cultura de sustentabilidade. A segunda edição do evento dará ênfase na educação, na diversidade humana, no meio ambiente e nos fatos históricos das crises econômicas recentes para o encontro de soluções para os problemas globais. O evento está sendo organizado pela Atitude Brasil em parceria com a UNESCO, o PNUD entre outros. Inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de abril de 2009. Mais informações no site http://www.comunicacaoesustentabilidade.com ou entrar em contato pelo endereço atitudebrasil@atitudebrasil.com.

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2009

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, evento organizado pela Unesco, que será comemorado nos dias 2 e 3 de maio de 2009, em Doha - Qatar, traz como tema de reflexão "O potencial da mídia em divulgar o diálogo, o entendimento mútuo e a reconciliação". Profissionais e cidadãos da indústria de mídia terão a oportunidade de explorar o potencial da mídia como plataforma de diálogo e veículo para compreensão mútua e reconciliação. Além da reflexão e do diálogo sobre a temática, o evento contará com o Prêmio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO, realizado no dia 3 de maio de 2009, tendo como homenageado o jornalista colombiano Guillermo Cano, assassinado em 1986 no exercício da profissão.