quarta-feira, 15 de abril de 2009
WAN prepara campanha em favor da liberdade de imprensa
Este ano, a Associação Mundial de Jornais (WAN) prepara a campanha “Jornalistas na linha de fogo” para celebrar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, no próximo 03/05. A data marca o aniversário da Declaração de Windhoek, um documento que estabelece os princípios para uma mídia livre, independente e plural em todo o mundo.
Assinada em 1991, a declaração afirma que a liberdade de imprensa é essencial para a existência da democracia e fundamental para a humanidade. Entretanto, para o diretor da WAN em Paris, Timothy Balding, para a maioria da população mundial ela ainda não é realidade.
“A maioria da população mundial não goza do direito básico de liberdade de expressão, e jornalistas que são corajosos o suficiente para reportar assuntos delicados em países repressivos são, muitas vezes, ‘premiados’ com uma sentença de prisão, ou pior”, avalia.
No ano passado, 70 jornalistas foram assassinados e, ao menos 670 foram presos, dos quais 125 permanecem na prisão.
“Jornalistas em muitos países são ameaçados, atacados e até assassinados quando desempenham seu papel essencial de investigar casos de corrupção, crime organizado e violência política (...). Na maioria dos casos, os responsáveis por esses crimes ficam impunes”, afirma Balding.
A WAN, que representa 18 mil jornais em todo o mundo, disponibilizou material para a campanha no site www.worldpressfreedomday.org.
Aner prepara campanha para tentar aumentar receita publicitárias das revistas
A Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) prepara o lançamento de uma campanha publicitária com o objetivo de aumentar a participação do meio no bolo publicitário. A ideia é sair dos 8,5% de share obtidos em 2008 para 10,5% em 2012. A ação deve ser colocada em prática ainda no primeiro semestre deste ano.
O trabalho não será fácil para que se alcance o objetivo. Desde o início da crise financeira internacional o setor vem perdendo receita publicitária. Em janeiro deste ano, a queda em relação ao mesmo mês de 2008 foi de 8,4% no faturamento. O share caiu de 6,6% para 5,9%.
Por outro lado, a circulação apresentou um crescimento significativo em 2008. O crescimento médio, contando as publicações mensais e semanais foi de 7,5%, resultado muito superior ao obtido nos anos anteriores: 0,2% em 2006 e 3,7% em 2007.
12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa tem inscrições abertas
Foram abertas, na última semana, as inscrições para o 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que será realizado nos dias 27, 28 e 29/05 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com o tema O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil. Até o dia 27 deste mês, elas poderão ser feitas com desconto pelo valor de R$ 782, passando, a partir de então, para R$ 980. Inscrições de instituições que apóiam a iniciativa (Abecom, Aberje, Abracom, Abrasca, ABRP, Conferp, Conrerp 2ª Região, Fenaj, Ibri, Intercom, Sinco, Sindicato dos Jornalistas de SP e Sinprorp) gozarão de um desconto adicional de 5% sobre esse valor.
Público
Mais importante evento independente de comunicação corporativa do País, o 12º Congresso espera reunir nos três dias de encontro 800 executivos de comunicação de todo o País, entre jornalistas, relações públicas, profissionais de propaganda e marketing, RH e áreas afins. Com a base de apoio recebida, o Congresso já nasce com um público estimado da ordem de 300 convidados, ou seja, quase 40% do público total estimado.
Informações e Inscrições
As inscrições e outras informações sobre o evento podem ser obtidas diretamente na Mega Brasil, pelo telefone (11) 5576-5600 ou pelo site www.megabrasil.com.br.
Assinar:
Postagens (Atom)