terça-feira, 14 de abril de 2009

'Mataram Irmã Dorothy' estreia nos cinemas

A partir do próximo dia 17 de abril, nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém, estreia o documentário “Mataram Irmã Dorothy”. O título trata do brutal assassinato da freira americana Dorothy Stang, 73 anos, morta com seis tiros, em 2005, em Anapu, no interior do Pará. Narrado pelo ator Wagner Moura, o filme revela bastidores do controvertido julgamento dos assassinatos da missionária americana, que teve novos desdobramentos na última terça-feira, quando a justiça anulou o caso e pediu a prisão de Vitalmiro Bastos, o Bida, apontado como suposto mandante do crime. O longa-metragem, de 94 minutos, também investiga as razões da morte da freira, bem como sobre os verdadeiros mandantes do crime. Ano passado, “Mataram Irmã Dorothy” venceu o Prêmio do Público e Grande Prêmio do Júri no Festival South by Southwest; recebeu menção honrosa do júri no FIC Brasília; e participou das seleções oficiais do Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo. O documentário é dirigido pelo americano Daniel Junge.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Editorial traz a opinião no site do Mutirão

O Site do Mutirão www.muticom.org passa a ter um editorial diário. O primeiro texto foi escrito pelo coordenador geral do evento, Pe Marcelino Sivinski. Além do Pe Atilio Hartmann e de Washington Uranga, jornalista e professor em Buenos Aires, Argentina, um grupo de editorialistas ficará responsável pela opinião diária neste verdadeiro referencial do evento, que traz além de toda a programação as principais informações do mundo do Mutirão. "As informações diárias no site tem o objetivo de estimular a reflexão e o estudo em preparação do grande evento que vai reunir centenas de pessoas vindas de toda América Latina e Caribe. O Mutirão somos todos nós num diálogo em busca da cultura solidária. Compara-se a um rio no qual nós caímos e assumimos nadar na procura da margem: terra solidária, fraterna, livre com lugar e vez para todos. No coração do Mutirão está a comunicação ou melhor os processos de comunicação existentes entre nós e ao mesmo tempo um clamor e insistência para que todos tenham voz, vez e direito na construção da sociedade democrática", lembra o coordenador.

Refresher - mais do que um encontro, uma experiência de vida

Falta pouco para o início do Refresher. Com sua programação toda voltada para a Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, em São Leopoldo (RS)- Brasil, o evento vai reunir jovens comunicadores e estudantes de diversos países. O início está previsto para o dia 09 de julho e o programa, que se estende até o dia 11, inclui palestras, oficinas e um congraçamento entre as diferentes linguagens e as novas experiências. A educomunicação serve como parâmetro para a abordagem de temas que levam a reflexão sobre a cultura solidária e apontam caminhos para aqueles que são o futuro da comunicação. Os interessados devem se antecipar e garantir sua inscrição pelo site do Mutirão. Vai valer a pena.

Diocese de Nápoles criará banco de microcrédito para pobres

O arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe, oferecerá o salário de um ano e parte de suas economias pessoais para colocar em andamento o fundo de um banco diocesano que concederá microcréditos a pessoas necessitadas. Assim assegura em sua carta pastoral: "Onde compraremos o pão?", apresentada na ultima semana na Itália. Segundo o arcebispo a iniciativa busca dar uma resposta à crise atual e concretamente a emergências de jovens desempregados e daqueles que perderam ou vão perder seus postos de trabalho. "Cristo quer usar nossas mãos hoje para distribuir o pão do compartilhar, da fraternidade, da caridade", assinala, e convida os que puderem a ajudar a financiar a iniciativa. "Queremos oferecer uma oportunidade àqueles que buscam o pão é a única maneira que temos para enfrentar o desemprego e a nova pobreza, contribuindo com a reestruturação do tecido social em um momento no qual a economia não oferece oportunidades", acrescenta. O arcebispo de Milão também afirma que se sente interpelado pelo sofrimento causado pela crise, especialmente nos mais pobres, e lembra que "a Igreja, como sempre, sente-se fortemente comprometida com esta causa, já que a considera como sua missão, seu serviço, como demonstração de sua fidelidade a Cristo, para ser realmente 'Igreja dos pobres'.

domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa na América Latina: momento de reflexão pessoal e comunitária

No Uruguai, o presidente da Conferência Episcopal, Dom Carlos M. Collazzi Irazábal, manifestou sua preocupação com o aumento da tensão na campanha eleitoral, em sua mensagem de Páscoa. Para o bispo, a Páscoa é uma oportunidade para que os cristãos saiam da inércia e da mediocridade, para que sua vida seja um compromisso com o Evangelho. "Convido todos os cristãos para que, com abertura de coração, coerência e responsabilidade, façamos nossas opções em um clima de diálogo, de respeito, de compreensão, de busca da defesa de todos os valores, em uma sociedade que corre o risco de se dividir. Devemos buscar soluções, e não confrontos que não nos levam a nada. As radicalizações prejudicam" – escreve. No Peru, o presidente da Conferência Episcopal (CEP), Dom Hector Miguel Cabrejos Vidarte, pediu à população, inclusive a autoridades e dirigentes políticos, que a Semana Santa sirva de reflexão e de união entre os peruanos.Para Dom Cabrejos Vidarte, os peruanos devem deixar de lado as diferenças e aproveitar esses dias para refletir, entre outros aspectos, sobre como contribuir com os mais necessitados. "Na data em que se recorda a vida, a paixão e a morte de Jesus Cristo, é necessário que os peruanos se reconciliem com Deus e com o próximo" – disse o arcebispo. Na Argentina, o arcebispo de Buenos Aires e primaz do país, Card. Jorge Mario Bergoglio, recordou a necessidade de que toda a capital seja ungida. "O espaço físico de nossa cidade necessita ser ungido, como se ungem as igrejas e os altares. Nossa cidade necessita ser ungida onde a bondade se vive naturalmente, nas casas de família, nas escolas, nos hospitais, nas maternidades onde a vida começa, e também onde a vida sofre e termina. Necessita ser ungida para que essa bondade se consolide e se expanda em nossa sociedade" – destacou o cardeal. O arcebispo de Buenos Aires acrescentou que a cidade também necessita ser ungida nos espaços de injustiça social e econômica, nos espaços que são terra de ninguém, e passam a ser ocupados por interesses egoístas.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Vaticano no You Tube

O Vaticano lançou recentemente um canal oficial no You Tube, o site de interação de vídeos mais popular no mundo. O Papa apoiou a iniciativa. Na opinião dele, “o uso sábio das tecnologias da comunicação permite às comunidades formarem-se em vias que promovem a busca da verdade, do bem e da beleza, transcendendo as fronteiras geográficas e as divisões étnicas”. Todo o projeto de evangelização deve conhecer e desfrutar das novas tecnologias. A proposta do canal de vídeos da igreja tem o objetivo de interagir com os homens e as mulheres que buscam crescimento espiritual, informações e notícias em relação à fé e à Igreja. Vale a pena conferir o canal www.youtube.com/vatican, que abre espaço e procura valorizar pastoralmente os profissionais na área da comunicação digital das comunidades, especialmente os jovens.

Legislativo gaúcho estará no Mutirão

A equipe de coordenação do Mutirão esteve na manhã desta quarta-feira(08) participando de audiência com o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan. Na oportunidade o secretário-executivo da CNBB Regional Sul 3, padre Tarcisio Rech, informou ao presidente do Legislativo gaúcho a programação do evento que ocorre na PUCRS, em Porto Alegre(RS). O parlamentar destacou o apoio que será dado ao evento e propos a realização de um grande expediente na semana do dia 24 de maio, Dia Mundial das Comunicações. A Assembléia Legislativa deverá participar também com um estande institucional no Centro de Eventos da universidade.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Papa reconhece virtude heróica de Irmã Dulce

O papa Bento XV assinou na última sexta-feira(03), o decreto que reconhece a vida de "virtude heróica" da religiosa baiana, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, morta em 1992, aos 77 anos. O reconhecimento é etapa fundamental no processo de beatificação da religiosa brasileira, nascida em 1914. Segundo informações da Sala de Imprensa do Vaticano, Bento XVI recebeu em audiência privada o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, dom Angelo Amato, e autorizou a promulgação dos decretos que reconhecem as virtudes heróicas de irmã Dulce e de outras nove pessoas. Com o decreto, ratifica a decisão tomada por unanimidade pelo colegiado da Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano, em 20 de janeiro, e permite que a irmã Dulce ser chamada de "Venerável Dulce". Em recente visita ao Brasil, o postulador da causa da beatificação da religiosa, o frei italiano Paulo Lombardo, destacou que a aprovação do título de “Venerável” seria a etapa “mais importante e mais difícil do processo de canonização”. “Com esta declaração, o papa reconhece a santidade de vida da irmã, ou seja, não é apenas um milagre que faz o santo, são as suas virtudes santas durante uma vida inteira”, disse o frei.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

SIGNIS Equador sorteia passagem para viajar ao Mutirão no Brasil.

A Associação Católica de Comunicação - SIGNIS Equador,estará sorteando uma passagem para assistir ao Mutirão Continental de Comunicação, de 12 a 17 de julho próximo, em Porto Alegre, Brasil. Podem participar membros do Signis Equador que pagaram a cota correspondente ao ano de 2009, sendo US$ 12,00 para estudantes e US$ 24, 00 para profissionais. Já os não associados poderão se inscrever em oficinas através do correio eletronico e solicitar o formulário de inscrição, após remeter junto o certificado de depósito (escaneado) com o valor correspondente. Participarão do sorteio as pessoas que cumprirem com estes requisitos até o dia 1 de maio. Informações com o Secretário Executivo, César Cárdenas M, da SIGNIS – Ecuador Asociación Católica de Comunicación ou pelo Telefone: (593-2) 2548 046, Alpallana E6-114 y Whymper Edif. OCLACC,P.B. Quito- Equador Informações pelo e-mail: signisecuador@yahoo.com ou através do site www.signis.ec

Cantora lírica italiana será destaque no Mutirão

O bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Alessandro Ruffinoni, destaca a presença da cantora lírica Denia Mazzola Gavazzeni, no Mutirão, que acontece de 12 a 17 de julho na PUCRS. A artista italiana fará participações especiais durante o evento, além de realizar uma oficina sobre a cultura solidária e o mundo artístico. Segundo Dom Alessandro, a oficina vai fazer uma reflexão sobre a encíclica do Papa João Paulo II. “A Igreja e o Mundo Artístico”. “Somos convidados a construir, em mutirão, um mundo mais unido e solidário através da comunicação e da arte”, lembra Dom Alessandro.